1º Tabelionato de Notas e de Protestos de Itatiba



(11) 3183-0300 facebook WebMail

Itatiba / SP, sexta-feira, 22 de novembro de 2019 10:04

HOME > Protesto de Título

Como protestar um título?

Apresentação do título / documento de dívida pessoalmente:

Para protestar um título na Comarca de Itatiba, você precisa comparecer ao Cartório Distribuidor, localizado na Avenida Vinte e Nove de Abril n° 357, Vila Santa Clara, Itatiba/SP (horário de funcionamento da 09:00 as 13:00), telefone: (11) 4524-1010, munido do documento original a ser protestado, e preencher o formulário de pedido para protesto, disponível eletronicamente em nosso site CLICANDO AQUI ou dísponivel em nossas instalações;

Caso você não seja o credor, traga o formulário preenchido e assinado, com uma cópia simples do RG do mesmo;

Apresente um dos seus documentos originais, que seguem: RG, Carteira de Habilitação ou outros documentos de identidade expedido pelos órgãos de classe: OAB, CREA, CRM, etc;

Ao apresentar todos os documentos necessários ao protesto, o título será distribuído automaticamente a um dos três Cartórios desta Comarca. Você receberá um protocolo com indicação do Cartório, número e data da protocolização. Com esta via, você retirará após seis dias úteis, em média, no respectivo Cartório, o resultado do pedido de protesto. Você poderá consultar o andamento do título deste Tabelionato no nosso site  CLICANDO AQUI.

No formulário de pedido para protesto informe seu endereço e telefone para contato. Indique corretamente os dados completos do devedor (nome, endereço completo e telefone) para viabilizar a intimação. Os dados, quando indicados corretamente, aumentam as chances de sucesso no protesto;

Aquele que fornecer dados incorretos, agindo de má fé, responderá por perdas e danos, sem prejuízo de outras sanções civis, administrativas ou penais (Parágrafo 2°, art. 15 da Lei Federal n0 9.492, de 10 de setembro de 1997).


Apresentação do título / documento de dívida via correio:

 Para o envio de documentos para protesto nos Cartórios de Itatiba o apresentante deve encaminhar ao Distribuidor de Protestos os documentos necessários para a protocolização do título via carta registrada com AR (aviso de recebimento) que lhe será devolvido pelos Correios com a assinatura do recebimento dos documentos.

 É obrigatório constar dentro do envelope:

1. o requerimento de apresentação por via postal que será assinado pelo apresentante. (Modelo pode ser solicitado pelo e-mail dist.protesto@gmail.com);

2. relação de todos os títulos e documentos de dívida enviados a protesto;

3. títulos a serem protestados no original;

4. formulário devidamente preenchido, constando obrigatoriamente:

 

a) conta para depósito (no caso de pagamento do título pelo devedor);
b) firma reconhecida por autenticidade do apresentante pessoa física
c) no caso de pessoa jurídica, firma reconhecida por autenticidade do representante da empresa.

5. uma cópia simples do documento de identidade com foto do apresentante, ou, no caso de pessoa jurídica, do representante da empresa.

OBS: No site www.protesto.com.br pode ser preenchido on line e depois impresso para envio pelo Correio um modelo deste formulário (item 4).

 Após a postagem dos documentos e o recebimento no Distribuidor, o apresentante deve entrar em contato com o distribuidor através do telefone (11) 4524-1010 das 9:00 as 13:00 de segunda-feira a sexta-feira para ser informado sobre para qual dos três Cartórios de Itatiba os documentos foram encaminhados.

 Definido o Cartório para onde foram encaminhados os documentos, deve ser feito contato diretamente com esse Cartório para informações sobre:

 

Se foi aceito o título;
Se foi pago ou protestado o título;
No caso de pagamento qual o meio de envio dos valores (depósito, cheque, etc);
No caso de não pagamento como será feita a devolução do título. (necessário o pagamento das despesas de Correio)

Obs: Nos termos da lei a apresentação do título/documentos a protesto é gratuito, e que as despesas acima referem-se as taxas cobradas pelo Correio para devolução dos documentos, processo este para que a pessoa não tenha de comparecer pessoalmente, visando a comodidade do público e dos apresentantes.

CONTATOS

Distribuidor de Protestos
Rua Dr. Jorge Tibiriçá, 13 sala 4 – Centro – CEP 13250-100
(11) 4524-1010
dist.protesto@gmail.com

1° Cartório de notas e protestos de Itatiba
Av. Vinte e Nove de Abril, 431 – Vl. Santa Clara – CEP 13256-000
(11) 3183-0301
erik.protestoitatiba@gmail.com
atendimento.protestoitatiba@gmail.com

2° Cartório de notas e protestos de Itatiba
Av. Marechal Deodoro, 212-222- Centro – CEP 13250-370
(11) 4538-3890
protesto@2tabitatiba.com.br

Registro de Imóveis e Anexos de Itatiba – ( Possui protesto)
Av. Vinte e Nove de Abril, 369 – Vl. Santa Clara – CEP 13256-000
(11) 4524-0745
riprotesto@gmail.com

Fonte: Cartório